
Hoje quero falar um pouquinho com você sobre nossa mente. Você já notou que quase todo mundo nessa geração se queixa de esgotamento mental? Sim, depressão, cansaço, insônia, noites mal dormidas, desânimo, falta de energia para cumprir com seus deveres, realizar suas tarefas, etc. Pois é, muitos especialistas têm falado sobre esse tema, e por que será que isso está acontecendo? Uma das causas apresentadas inclusive por Augusto Cury, é "mente acelerada", ou seja, muita informação vinda de muitos meios e que têm que ser absorvidas compulsivamente de maneira rápida e imediata pelo seu cérebro, e isso acaba gerando uma sobrecarga na sua mente que acarretará danos a sua saúde mental, que consequentemente afetará seu físico e também o seu espiritual.
Se você fizer uma pequena comparação entre as eras antes e depois da chegada da internet, informática, computadores e celulares, você verá claramente que a humanidade meio que enlouqueceu, perdeu o rumo depois de tanta interatividade. As pessoas agora podem e querem aparecer e ficarem famosas e reconhecidas por tudo e por nada. Tudo é razão para que uma foto seja tirada e imediatamente postada, para que todo mundo saiba que a pessoa da foto existe e o quanto ela é "feliz e realizada"! O que nem sempre é a realidade.
Privacidade? Pra quê? Não é necessário. Será? É bom lembrar que quanto mais exposição, mais satisfação de sua vida é cobrada. Quanto mais exposição, mais pessoas participam de sua vida e se sentem no direito - e por que não dizer?- No dever, de se intrometerem nos seus assuntos particulares. Alguns realmente têm boa intenção, mas a maioria só quer mesmo as emoções dos próximos capítulos e torcem por "cenas picantes" e "circo pegando fogo".
O que fazer então? Precisamos levantar muros de proteção para nossas emoções e pensamentos com a ajuda de Deus.
1°- lugar--- Mantenha a Calma. Filipenses capítulo 4: 6 e 7 diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Em Mateus cap. 6 versos 25, 28 e 31, Jesus diz que não devemos estar inquietos ou ansiosos por coisa alguma, mas devemos confiar em Deus que tem cuidado de nós e é fiel para conosco em todas as coisas.

3°-lugar--- Selecione Os Seus Pensamentos. Filipenses cap.4 verso 8,nos diz no que nós devemos pensar. O texto diz tudo que for verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e louvável, nisto devemos pensar. Ou seja, eu posso e devo selecionar os meus pensmentos, escolher no que eu quero pensar. Sendo assim, posso evitar ser atormentada por ideias, pensamentos e lembranças ruins, escolhendo pensar em coisas agradáveis que me dão prazer, paz e alegria. Para isso é necessário que eu coloque em minha alma coisas agradáveis também, evitando ouvir e assistir coisas que me deprimem ou assustam e não me acrescentam nada de bom.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fp.4:7)
Um abraço, que o Senhor te abençoe, e até a próxima.
(Pra. Giceli B.A. Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário