
Não sou contra o cuidado pessoal, nem tão pouco, sou contrária a que as pessoas procurem se sentir mais bonitas e seguras de si, mas me preocupo com os excessos. Acredito que todos possuem uma beleza nata exclusiva, individual, única, pois ninguém é igual a ninguém. Muitas pessoas que achamos feias, na verdade são mal cuidadas, mal arrumadas; algumas vezes por falta de condições financeiras para se cuidarem, outras vezes por não terem costume de se cuidar, outras vezes ainda por não se amarem, não ligarem pra si mesmas e outras ainda por dedicarem todo o seu tempo em prol de outros e esquecerem de si próprios. Seja qual for a razão, a verdade é que qualquer pessoa que zela por si mesma, que se ama, consequentemente se torna uma pessoa mais bonita e isso é resultado de alguém que é feliz consigo mesma.
Não há nada de errado com isso; o problema começa quando pessoas que são bonitas, saudáveis, perfeitas, começam a se menosprezar e a fazer todo tipo de loucura, plásticas e procedimentos para se transformarem no esteriótipo de beleza que a mídia, e as empresas de cosméticos e afins dizem que é o certo ou o perfeito. Essas empresas precisam vender seu produto e para vender seu produto elas precisam convencer você, de que você precisa daquele produto. Por exemplo, há pouco tempo atrás a moda era ter cabelos lisos e todo mundo começou a alisar os cabelos para ficar "na moda". Mas, nem todas as pessoas ficam bem de cabelos lisos, e nem todos os alisamentos dão o resultado desejado ou prometido. Resultado, muitas pessoas acabaram com a saúde de seus cabelos na tentativa de terem o cabelo que não têm, algumas chegam a ficar carecas, ou adquirem doenças alérgicas devido aos produtos que utilizaram, e algumas pessoas partem para procedimentos caseiros arriscados, por serem mais baratos, na tentativa de acompanhar o "padrão" de beleza imposto a elas. Isso sem falar na moda do "mega", mega seios, mega bumbum, mega coxas, etc. As pessoas se submetem a aplicações de silicone industrial e outros procedimentos evasivos e grosseiros para terem o "corpo perfeito"como as empresas e os ditadores de moda dizem que deve ser. Resultado, pessoas estão se aleijando,deformando e até morrendo por quererem ter o que não têm, serem o que não são. Sabe o que é pior? A moda é passageira, dura pouco, está sempre mudando e custa muito caro. Significa dizer que quem é fanático por moda tem que ter muito dinheiro e disposição para acompanhar as suas nuances. E isso leva a maioria das pessoas a se sentirem infelizes e diminuídas por não poderem acompanhar esse embalo. Mas a questão é que tudo isso é um grande engano e uma armadilha muito perigosa para pegar aqueles que não têm sabedoria e nem maturidade para serem do jeito que são e se amarem por isso.
Como eu já disse antes, você é lindo(a) e perfeito(a) do jeito que você é. As belezas não são iguais, assim como as pessoas não são iguais, e isso é maravilhoso. Que coisa chata seria o mundo, se não houvesse essa variedade de seres humanos, se todos fossem absolutamente iguais, olhos, cabelos, tons de pele, estatura, tudo igual! Seria muito sem graça. Que bom que Deus, em sua infinita sabedoria, nos fez únicos, indivíduos perfeitos e ricos em características pessoais que nos enriquecem e diferenciam uns dos outros, não só fisicamente mas também intelectualmente.

Que Deus te abençoe muito e até a próxima.
(Pra. Giceli B. A. Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário