Olá.

"Olá, Seja Bem-Vindo ao meu blog. Esse é um espaço aberto para o mover de Deus na sua vida. Espero que você seja abençoado através das mensagens, palestras, pregações, dinâmicas, receitas e reflexões que vão rolar aqui. Você também poderá ser um abençoador para outras vidas participando com suas opiniões e orações. Espero que você curta bastante e divulgue esse blog para seus amigos.
Ah, você é livre para concordar ou descordar do que ler aqui e postar sua opinião, apenas peço que seja educado, nada de usar palavrões ou frases que denigram ou magoem os demais leitores, pois isso não agradará a Deus. Lembre-se, devemos fazer ao próximo o que queremos que façam conosco; e nós colhemos o que plantamos. Então faça uma boa semeadura.
Espero te ver aqui muitas outras vezes."

Beijos, Pra. Giceli.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

O Bom Andamento da Sua Casa- O Papel do Marido

                                   

Olá, eu sei que já estava devendo esta postagem há algum tempo- mais ou menos um ano (rsrsrr)- mas a correria dos meus dias me tomaram e eu não percebi o tempo passar, finalmente vou concluí-la.
Eu havia falado sobre o papel da esposa, e todos sabemos que uma casa deve ser edificada pelo casal, unidos no propósito de conquistar um lar harmonioso e feliz, abençoado por Deus e seguro, protegido das intempéries da vida. Para tanto, é necessário que cada um, marido e esposa, reconheça seu papel na equipe e assuma a sua parcela de responsabilidade dentro do matrimônio de acordo com os princípios divinos. Sim, porque o casamento é uma criação de Deus, e nada melhor do que seguir o manual do inventor do produto para fazê- lo funcionar perfeitamente. Dito isto, vamos ao papel do marido.

1- Ele é o cabeça do relacionamento (Efésios 5: 22, 23). O marido é o líder responsável por sua família, ele tem o comando, e a palavra final deve ser dele, sempre pensando no bem-estar de sua família e sempre ouvindo, avaliando, e considerando a opinião de sua esposa que lidera juntamente com ele. O peso maior da responasbilidade está sobre os ombros dele e ele dará contas a Deus de sua família.

2- Ele deve amar sua esposa (Efésios 5: 25 e 28). O amor que o marido deve dispensar a sua esposa, é o amor autruísta, que se doa a ponto de morrer por ela se preciso for. Um amor sacrificial em prol da felicidade e bem- estar dela. Efésios diz : " ... como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela... Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo.

3- Ele é o provedor da família (Efésios 5: 29 ao 31). Cabe ao marido sustentar a esposa e os filhos. Ele deve trabalhar para isso. Não é obrigação da esposa trazer sustento para casa, mas é claro que ela pode contribuir com o seu marido e auxiliá-lo na questão financeira se ela desejar, ou se houver necessidade.
A esposa também deve ajudar o esposo administrando com cuidado o que ele traz para casa, evitando desperdícios e valorizando assim o esforço empenhado pelo marido para prover o seu lar.
É importante ressaltar que a provisão do homem não se resume apenas as necessidades físicas de sua esposa como alimentos, roupas, remédios, moradia, etc. mas também as questões de ordem emocional, as questões da alma, companheirismo, amizade, o cuidado dele para com ela, para que não exista carência de afetividade no relacionamento que possa causar frieza e futura ruptura da aliança.

4- Ele é o sacerdote do seu lar (Efésios 6: 4). O marido deve ainda exercer seu papel de pai, dando exemplo de boa conduta para seus filhos, criando- os na "doutrina e admoestação do Senhor", ou seja, conforme a Palavra de Deus (Deuteronômio 6:4-7; Provérbios 22:6). Sem provocar ira, mas com amor e disciplina (Provérbios 3: 1,12; 4: 1,2). A Palavra de Deus deixa claro que é responsabilidade dos pais ensinar aos filhos tanto as questões terrenas quanto as espirituais. Ensinar a honra, o respeito a Deus e ao próximo, o temor do Senhor, são questões de altíssima relevância no papel de pai e sacerdote de sua casa ( Hebreus 12:7).

5- Ele deve ser honrado (Efésios 5: 33; 6: 2). Assim como a esposa deve ser amada e honrada pelo marido e filhos, o esposo deve ser honrado pela esposa e pelos filhos. É importante destacar esse ponto porque infelizmente, uma das coisas que mais tem faltado nas famílias e na sociedade de modo geral é honra. A honra é gerada no coração daqueles que têm valores e princípios formadores de bom caráter, e isso se adquire durante a nossa formação desde a infância. Infelizmente esses princípios e valores têm sido deixados de lado porque os pais têm deixado a criação de seus filhos por conta de terceiros devido a necessidade de trabalhar fora durante todo o dia para conseguirem sustentar sua família. E aqueles que têm boas condições financeiras, deixam seus filhos nas mãos de terceiros porque não querem ter trabalho ou "perder o seu tempo". Precisamos colocar a família em primeiro lugar e semearmos honra para colhermos honra. Honrar é colocar o próximo acima de nós mesmos, é respeitar e considerar o outro.

Espero que vocẽs tenham gostado desse texto, e que sua família esteja sendo edificada de acordo com a Palavra de Deus, firmada na rocha que é Cristo para que possa resistir as tribulações da vida e permanecer de pé. Que Deus abençoe sua casa. Um abraço e até a próxima.
                        (Pra. Giceli B. A. Oliveira)

2 comentários:

PARABÉNS GALERA DO BLOG!!!!!!!!!!!!!!

Já passamos de 84.000 visitas. Obrigada pelo seu carinho, sua atenção, seus elogios, seus comentários, e sua divulgação do blog. Espero continuarmos juntos por muito tempo. Obrigada também aos amigos que se encontram nos EUA, Alemanha, Letônia, Turquia, Portugal, Índia, Rússia, Holanda, Bolívia, e França, Romênia e demais países que também tem acessado e curtido esse blog.Que Deus abençoe a todos. Um abraço de sua amiga, pra. Giceli.