Olá.

"Olá, Seja Bem-Vindo ao meu blog. Esse é um espaço aberto para o mover de Deus na sua vida. Espero que você seja abençoado através das mensagens, palestras, pregações, dinâmicas, receitas e reflexões que vão rolar aqui. Você também poderá ser um abençoador para outras vidas participando com suas opiniões e orações. Espero que você curta bastante e divulgue esse blog para seus amigos.
Ah, você é livre para concordar ou descordar do que ler aqui e postar sua opinião, apenas peço que seja educado, nada de usar palavrões ou frases que denigram ou magoem os demais leitores, pois isso não agradará a Deus. Lembre-se, devemos fazer ao próximo o que queremos que façam conosco; e nós colhemos o que plantamos. Então faça uma boa semeadura.
Espero te ver aqui muitas outras vezes."

Beijos, Pra. Giceli.

terça-feira, 11 de julho de 2017

O Bom Andamento da Sua Casa - O Papel da Esposa

Nos dias atuais, dos tempos modernos, não é fácil falar sobre o papel da esposa. Até porque parece que os papéis estão totalmente invertidos, ou perdidos em meio a uma atmosfera de correria e competitividade dentro dos lares. Marido e esposa tentam progredir em suas carreiras e deslancharem financeiramente e emocionalmente, se auto- afirmando a cada dia fora do ambiente do seu lar, e enquanto
isso sua vida familiar vai se deteriorando a cada dia, já que ninguém quer parar para dar a atenção necessária para a edificação de sua casa. Sim, porque um lar não se ergue sozinho, automaticamente, ele precisa ser levantado a cada dia, começando pelo bom fundamento sobre a firme rocha que é Cristo, pondo os alicerces da obediência à Palavra de Deus e firmando cada tijolo de amor, perdão, renúncia, compaixão, fé, unidade, paciência, temperança, domínio próprio, alegria e paz e revestindo tudo com o cimento da perseverança inabalável e por cobertura o temor do Senhor no Espírito Santo, para que a casa possa resistir as intempéries da vida e permanecer de pé (Mateus 7: 24).
Pois bem, e qual seria o papel da esposa nos dias atuais? O mesmo de sempre. Precisamos lembrar que foi Deus quem planejou o casamento e que tudo que Deus faz é bom e perfeito, então quando Deus planejou o casamento Ele sabia o que seria preciso pra que ele funcionasse perfeitamente e definiu o papel de cada membro dessa instituição: marido, esposa e filhos. Se cada um compreender, assumir e desempenhar bem o seu papel dentro da sua família tudo ficará bem. Então vejamos o que a Sua Palavra diz a respeito da esposa:
1- Ela deve ser submissa ao marido. A mulher foi criada idônea, capaz, a altura do homem, com a mesma essência, porém com características diferentes para que lhe auxiliasse, fosse sua companheira, sua ajudadora e compartilhasse com ele o governo de toda a criação. O casal administraria a criação em conjunto, sem competirem um com o outro, trabalhando por objetivos e realizações comuns, e para o bem de todos. A mulher não é, e nunca foi inferior ao homem aos olhos de Deus, mas também nunca foi superior a ele, e sim idônea ( aquela que lhe olha nos olhos). Por causa da sedução de Eva pela serpente (Gênesis 3), Deus ordenou que o desejo de Eva fosse para seu marido, e que Adão dominasse sobre ela. Dessa forma ela seria protegida por ele, pois toda a responsabilidade estaria sobre os ombros do marido que é o cabeça do relacionamento. Ser submissa é andar em acordo com o esposo, respeitando a opinião e as decisões dele, manifestando suas opiniões, ideias, e conceitos a ele, ajudando-o a tomar as decisões, mas aceitando que a resposta final sempre será dele.

2- Cuidar do marido. Seu marido precisa desesperadamente de você. Cuide dele, procure supri-lo em todas as áreas: física, com alimentação, casa arrumada, ato conjugal (sexo), roupas limpas e passadas, etc. Emocional, atenção, apoio, aconselhamento, carinho, amor, perdão, etc. Espiritual, orando, jejuando, intercedendo por ele junto ao Senhor.

3-Cuidar dos filhos. Dar atenção a educação, instrução e orientação das crianças, criando-os na admoestação do Senhor. Seus filhos precisarão de cuidados nas áreas física, espiritual e emocional. É preciso um grande investimento de atenção e tempo para que os nossos filhos se tornem adultos dignos, confiáveis e respeitáveis; homens e mulheres de honra tementes a Deus e servidores. Não adianta encher seus filhos de presentes caros e dinheiro, nada poderá substituir sua presença na vida deles. Acredite em mim, quando eles crescerem você sentirá muita saudade da infância deles e do quanto você era requisitada e importante pra eles.

4-Cuidar da casa. Já foi citado acima mas eu gostaria de frisar que a responsabilidade de manter a casa organizada, limpa e aconchegante é da esposa. Os maridos podem e devem ajudar nas tarefas domésticas e a cada dia isso tem-se tornado um hábito comum entre os casais: dividir as tarefas do lar. Isso é ótimo, demonstra amor e companheirismo entre o casal e fortalece os laços familiares, além de ser um excelente exemplo para os filhos. Mas isso não muda as coisas, a responsabilidade é da esposa. Se ela não gostar de fazer essas tarefas e tiver condições financeiras pode contratar alguém para o serviço, não há problema; mas nunca poderá dizer: "eu não me casei pra isso", pois essas coisas já estão inclusas no matrimônio. Já a obrigação principal do marido é o sustento da casa, a provisão da família, uma tarefa cada dia mais árdua e desafiadora, mas estaremos tratando desse assunto em um outro momento. Por agora eu espero ter aberto seus olhos para princípios fundamentais para fazer seu casamento dar certo e sua família ser bem sucedida. Provérbios 14:1 diz que a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba. Que o Senhor te dê sabedoria e graça para edificar sua casa com alegria sobre a rocha. Um abraço e até a próxima.
Para refletir: 1 Coríntios 7; Efésios 5:22-33; 1 Pedro 3; Provérbios 31:10-31. 

2 comentários:

  1. Amém! Como fui edificada ao ler esse post. Abençoador!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém! muito edificante essa palavra....

    ResponderExcluir

PARABÉNS GALERA DO BLOG!!!!!!!!!!!!!!

Já passamos de 84.000 visitas. Obrigada pelo seu carinho, sua atenção, seus elogios, seus comentários, e sua divulgação do blog. Espero continuarmos juntos por muito tempo. Obrigada também aos amigos que se encontram nos EUA, Alemanha, Letônia, Turquia, Portugal, Índia, Rússia, Holanda, Bolívia, e França, Romênia e demais países que também tem acessado e curtido esse blog.Que Deus abençoe a todos. Um abraço de sua amiga, pra. Giceli.