Olá.

"Olá, Seja Bem-Vindo ao meu blog. Esse é um espaço aberto para o mover de Deus na sua vida. Espero que você seja abençoado através das mensagens, palestras, pregações, dinâmicas, receitas e reflexões que vão rolar aqui. Você também poderá ser um abençoador para outras vidas participando com suas opiniões e orações. Espero que você curta bastante e divulgue esse blog para seus amigos.
Ah, você é livre para concordar ou descordar do que ler aqui e postar sua opinião, apenas peço que seja educado, nada de usar palavrões ou frases que denigram ou magoem os demais leitores, pois isso não agradará a Deus. Lembre-se, devemos fazer ao próximo o que queremos que façam conosco; e nós colhemos o que plantamos. Então faça uma boa semeadura.
Espero te ver aqui muitas outras vezes."

Beijos, Pra. Giceli.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Passos Que Conduzem a Queda


Em Gênesis capítulo 3:1-9, vemos o triste episódio da queda de Adão e Eva. Se prestarmos atenção veremos os detalhes da sedução que Eva sofreu por parte da serpente, e o que a levou a cair. Baseado nesse texto descreverei alguns passos que nos conduzem a queda.


1- Ociosidade e Isolamento: Eva estava só e desocupada quando foi tentada pela serpente. A serpente encontrou oportunidade em meio a isso para jogar seu veneno. Já diz o ditado:"Cabeça vazia, oficina do diabo". Solidão e desocupação nunca foram plano de Deus para a humanidade, nem mesmo no paraíso. Veja o que Deus diz em Gn 2:15 e 18: "Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea". Deus providenciou trabalho e companhia para o homem. Quando alguém procura se isolar, demonstra que não está bem, pois não quer conviver socialmente com outros indivíduos. Por outro lado, pessoas que não trabalham, estudam, não tem nenhuma ocupação também acabam se tornando pessoas depressivas, problemáticas, pois não se sentem importantes, nem valorizadas, no meio em que vivem. É comum ver muitas pessoas nessa situação de ociosidade acabarem enveredando pelo caminho do álcool, das drogas, da violência, ou da prostituição. Isso acontece justamente por causa do veneno do inimigo dizendo a elas que elas não tem valor, não servem pra nada, etc.

2- Dar Ouvidos ao Inimigo: Precisamos ter cuidado com as coisas que andamos ouvindo, pois o inimigo tem muitas maneiras de falar. Ele pode usar a música, a mídia, as novelas, e as pessoas ao nosso redor. Veja os versículos a seguir: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."(I Co15:33).
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem."(Ef 4:29). "Nem deis lugar ao diabo"(Ef. 4:27). Leia também o capítulo 3 de Tiago.
Toda fofoca, maledicência, mentira, mau conselho, palavrões, imoralidades, devem ficar longe de nossa boca e de nossos ouvidos também. Eva caiu porque deu ouvidos ao inimigo.

3- Negligenciar a Palavra de Deus: Não podemos nos esquecer da Palavra de Deus em momento algum de nossas vidas. Também não podemos distorcer o que ela diz, ou mesmo, obedecê-la em parte, pois isso nos seria muito prejudicial. Deus nos deixou sua Palavra como uma bússola para nos guiar na direção certa; qualquer atalho que tomarmos em outra direção poderá nos levar a um caminho sem volta para Deus, um caminho de destruição e morte eterna. Eva conhecia a Palavra de Deus, que dizia que se eles comessem daquele fruto morreriam. Ela mesma declarou isso nos versículos 2 e 3 de Gênesis 3. No entanto, ela desprezou a Palavra de Deus e preferiu dar crédito a palavra mentirosa da serpente que disse: "Não morrereis, mas sereis como Deus."(Gn 3: 4 e 5). Veja os textos a seguir:
" Portanto,despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar."(Tg 1: 21,22 e 25). Eva negligenciou a Palavra de Deus e por isso pereceu.

4- Cobiça e Orgulho: Existe um ditado que declara: " O orgulho antecede a queda." Pura verdade. Quando o orgulho surge é sinal de queda eminente; e o orgulho nunca está sozinho, ele sempre traz consigo a cobiça, o desejo de ser ou ter algo que não está de acordo com a vontade de Deus pra nós. I Jo 2:15 e 16 nos diz : "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas do mundo."
Tiago 1:14 e 15 diz: " ...Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."
O orgulho nasceu no coração do diabo, quando ele quis ser maior que Deus, ele desejou colocar um trono pra ele acima das estrelas de Deus, ele queria ser adorado, mas sua cobiça o destruiu totalmente. Agora ele quer destruir a humanidade usando a mesma arma que o aniquilou um coquetel de orgulho e cobiça. Confira em Ezequiel 28: 13- 19, e em Isaías 14: 12- 17, esses textos mostram a criação, a honra, o orgulho e a queda do diabo. Ele usou esse coquetel com Eva e continua usando a mesma receita até hoje, sabe por que? Porque dá resultado. O homem sempre é pego pela sua cobiça, seus desejos carnais, seu orgulho, e sua insubordinação a Palavra de Deus. O verso 6 de Gênesis diz:" Vendo a mulher que a árvore era boa pra se comer (concupiscência da carne), agradável aos olhos ( concupiscência dos olhos) e árvore desejável para dar entendimento (soberba da vida), tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Está mais do que claro o que derrubou nossa irmã lá do paraíso. "Aquele que pensa estar de pé cuide para que não caia."

5- Fugir da Presença de Deus: Sempre que as pessoas cometem um erro, a primeira coisa que vem a cabeça é a vontade de correr e se esconder. Vemos isso nas crianças desde bem cedo e é até engraçadinho quando flagramos suas tentativas ingênuas de esconderem algo que aos nossos olhos já foi descoberto. E o espanto e o medo nos olhos delas quando percebem que foram apanhadas em flagrante delito. Todos nós já passamos por isso na nossa infância e é bem constrangedor esse momento (risos). O problema é que com relação a Deus isso não para na infância, nem é algo inocente, muito ao contrário, é grave, é pecado e é mortal. As pessoas cometem erros, pecados, ofendem a Deus com seus atos, e tentam disfarçar suas atitudes, manipulando a Palavra de Deus e pior tentando tornar Deus o culpado por seus erros, pecados e sua culpa. Foi o que fizeram Adão e Eva em Gênesis 3: 12 e 13. Quando Deus chamou Adão para o acerto de contas, ele disse: " A mulher que tu me destes..." Quando Deus falou com a mulher ela disse: "A serpente me enganou." Ou seja , ninguém assumia a culpa, ninguém demonstrava arrependimento pelo seu erro. Mas indiretamente culpavam a Deus. Quem criou a mulher? Deus. Quem criou a serpente? Deus. Quem é o culpado? Deus. Simples assim. Não, essa não é a resposta correta. Deus não é o culpado. Deus instruiu, advertiu, e deu direito de escolha ao homem, o livre arbítrio, e ele escolheu e agora tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Todos querem ser independentes, donos de suas vidas, crescidinhos, mas não querem ser responsáveis por seus atos. Todos darão contas de si a Deus, todo joelho se dobrará perante o Senhor. fugir de Deus só vai piorar as coisas pra você. Ninguém pode fugir de Deus, pois Ele está em toda parte. Outros já tentaram isso antes: Adão e Eva se esconderam entre as árvores do jardim. Jonas fugiu de navio. Davi escondeu seu pecado, mas Deus o revelou. Não fuja de Deus, fuja para Deus. Ele te ama e quer te salvar. Não importa qual for o teu pecado, o amor de Deus o cobrirá. Fugir não te levará a lugar nenhum, a não ser ao abismo pois de Deus não se pode esconder. 
" Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar; resisti-lhe firmes na fé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS GALERA DO BLOG!!!!!!!!!!!!!!

Já passamos de 84.000 visitas. Obrigada pelo seu carinho, sua atenção, seus elogios, seus comentários, e sua divulgação do blog. Espero continuarmos juntos por muito tempo. Obrigada também aos amigos que se encontram nos EUA, Alemanha, Letônia, Turquia, Portugal, Índia, Rússia, Holanda, Bolívia, e França, Romênia e demais países que também tem acessado e curtido esse blog.Que Deus abençoe a todos. Um abraço de sua amiga, pra. Giceli.